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segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Obrigada


Gurias, muito obrigada pelo carinho!!! Adorei o presente. Achei liiiinda a cesta. Me senti muito feliz, não somente pela cesta, mas muito pelo gesto que tiveram.
Quero que saibam que foi muito gratificante!!!
O cartão é maravilhoso!!!
Adoro todas vocês e é maravilhoso estar ao lado de vocês!!!
Muito Obrigada!!!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Festa de Natal da Oficina!

Festa de Natal na Oficina da Escola Santa Catarina - anexo


Brincadeiras!!!!




Professores e alunos








O Diego adorou a
lembrancinha














As professoras também.





















A professora Adrianinha veio na nossa festinha também!






A professora Ruth e sua aluna Ketrin se divertindo na festa.













Professora Regina e a supervisora Jaqueline provando nosso bolo.















Hum! Que delícia!



























Sílvia, Dilmei e Adriana













As lembrancinhas















As organizadoras ProfªLizi (acima) e Aline(abaixo).





















































Aline servindo pipoca!


















Feliz Natal!!!! A festa foi um sucesso! Obrigada a todos que vieram nos prestigiar!


































quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Ditado mudo


O professor mostra um desenho para os alunos, para que eles escrevam o nome do desenho mostrada. Depois de pronto, vire a ficha com as palavras para as crianças fazerem a comparação.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Descobrindo palavras


O aluno deve descobrir a palavra que nas fichas apresentam-se com as sílabas embaralhadas.

Jogo das Rimas


O professor chama o primeiro aluno da fila, que deverá tirar uma ficha e ler a palavra em voz alta. Logo após, deverá falar uma outra palavra que rima com aquela. Se o aluno acertar a leitura da palavra e falar uma palavra que rima corretamente, ele ganhará um ponto. Se não passa a vez ao próximo.

O voo do G e do J
















Cada cartela contém palavras, que estão faltando ou letras ou sílabas. O aluno deve identificar a letra ou sílaba correta, para completar a palavras, elas encontram-se nos miolos das flores.

Jogo das frutas

As frutas são espalhadas sobre a mesa, viradas para cima.O primeiro aluno sorteia uma cartinha com uma charadinha.Ex.: " Sou vermelhinho, cheio de pintinhas pretas. Sou uma delícia na sobremesa. Quem sou eu?"O aluno deve procurar a fruta que, neste caso é o MORANGUINHO. Se acertar coloca a fruta na árvore, ganha um ponto e é a vez do próximo. No final do jogo, quem tiver mais pontos, ganha. No caso de os alunos não saberem ler, a criança sorteia a carta e o professor faz a leitura.

Ditado visual















Cada aluno recebe uma cartela, contendo frases. Cada frase está faltando uma palavra, que está representada pelo desenho. O aluno deve ler suas frases e completar com o nome do desenho. Aqui neste jogo, as palavras estão escrita em letras bastão e script, para que o aluno associe e exercite o conhecimento das duas formas.

De olho na grafia
















Cada aluno recebe uma cartela, contendo palavras escritas certas e outras erradas. Ele deve ler e concluir se está certo ou errado e marcar conforme a legenda. Depois deve escrever corretamente a palavra. Caso esteja certo é só copiar. Depois confere as palavras com o professor e os colegas e faz a contagem dos pontos.

A palavra é...
















Cada aluno recebe uma cartela e marcadores(pode ser tampinhas de garrafas ou quadradinhos de E.V.A). Deve observar a gravura e colocar o marcador na palavra escrita corretamente. Cada desenho tem quatro opções de palavras, as quais são muito parecidas na grafia. O aluno deve prestar muita atenção e marcar a escrita certa do nome do desenho. As palavras estão escritas de duas maneiras: letra bastão e cursiva, pois tem alunos que apresentam dificuldades em ler a cursiva. Aqui ele pode estar exercitando a associação das letras.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ou isto, ou aquilo















Cada aluno recebe uma cartela contendo frases. Cada frase falta uma palavra que o aluno deve procurar para completar. Todas as palavras(usadas para completar as frases) desse jogo são muito parecidas que, apenas uma letra muda o sentido. No exemplo acima um conjunto tem R e o outro não. O aluno tem que prestar muita atenção na hora de completar. Também contribui para estimular a ampliação do vocabulário, interpretação, leitura...

Desenho e letra


















Cada aluno recebe uma cartela e um conjunto de letras das palavras iniciais e o nome do desenho. A criança deve observar os desenhos, verbalizar e depois procurar a letra que inicia o nome do desenho.

Completando o alfabeto















Cada criança recebe uma cartela e um conjunto de letras do alfabeto. O aluno deve montar o alfabeto seguindo a ordem. Está presente nas cartelas as vogais do alfabeto. A criança deve completar com as consoantes.

Marcando letras















Cada aluno recebe uma cartela e, apoiado nas figuras deve marcar as letras que compõe a palavra.

Jogo de letras
















Cada aluno recebe um cartão e, com uma canetinha de retroprojetor, escreve as letras em destaque acima na cartela e lê. Elas irão formar novas palavras com a letra inicial diferente.

Calendário


Pode ser usado coletivo ou individualmente. O aluno deve informar o dia do mês, o dia da semana e o mês que está. Todas as oficinas tem calendário e todos os dias ao chegar a criança é questionada da data do dia. Conversam sobre os meses do ano, os dias da semana, dias anteriores, posteriores, quantos meses tem o ano, as estações do ano...
Estimulamos assim o aluno na sua orientação espaço temporal.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Divertindo-se na praia
















Cada criança recebe uma cartela. Deve observar a cena e depois responder a ficha. Cada ficha e cada paisagem são diferentes. Depois de observar e verbalizar sobre a paisagem, as crianças respondem aos questionamentos. Se não souberem escrever respondem oralmente. As perguntas são,( entre outras): Quantas pessoas estão fora da água? Qauntas pessoas estão dentro da água? Há mais pessoas dentro ou fora da água? Quantas a mais? Quantas pessoas foram à praia neste dia? Quantas pessoas estão soltando pipas? Quantos barquinhos estão fora da água? Qauntos baldes estão aparecendo na cena? Há quantos guardassóis?

Bingo da Primavera


Cada aluno recebe sua cartela, devendo completar com a quantidade de pétalas de cada flor. Após jogar como um bingo, porém o aluno pega o nº sorteado que deverá estar disposto sobre a mesa. Vence quem completar sua cartela primeiro.

É distribuído a cada aluno um desenho de uma lagoa e solicitado que desenhem o que se pede. Após resolver as questões da ficha (amarela)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Contando Borboletas


Uma cartela com "canteiro" para cada aluno, 3 grãos de feijão, uma roleta de cores. Em cada "canteiro" há 11 borboletas em branco, para as crianças colorirem com canetinha de hidrocor ou retroprojetor. (nossos jogos são plastificados, depois apagamos com um paninho e álcool) Cada jogador escolhe uma cor da roleta (círculo) que pensa que mais vezes utilizará para pintar as borboletas do seu canteiro. Cada jogador lança os grãos de feijão sobre o círculo com cores, definindo assim quantas borboletas de cada cor irá pintar em seu canteiro. O jogo prossegue até que todos jogadores completem a pintura do seu canteiro. Ganha quem ao completar o seu canteiro tenha pintado o maior número de borboletas na cor de sua aposta. Após completar os gráficos (fichas brancas) problematizar

Parque de Diversões

A criança vai jogar como se estivesse em um parque de diversões. Cada criança recebe R$20,00, para gastar no parque. No final do jogo quem tiver mais dinheiro ganha. É um jogo com dado, onde o aluno anda o número de "casas" conforme deu o dado. Em cada "casa" tem uma situação. Por exemplo: SORVETE R$1,50. Então o aluno deve pagar ao caixa (que pode ser o professor, ou um aluno) o preço do sorvete. Deve receber e conferir seu troco. Pode ter casa onde diga AVANCE 4 CASAS. Em outras brinquedos que tem no parque: BARCO VIKING R$ 1,80. TIRO AO ALVO R$1,00... PIPOCA R$ 0,50. O aluno deve seguir as determinaçoes da trilha com racicínio lógico e atenção.